capa-anestesia-em-crianças--dúvidas-frequentes

Anestesia em crianças: dúvidas frequentes

Anestesia em crianças é uma das principais preocupações dos pais, quando os filhos precisam realizar uma cirurgia, mesmo simples, como é o caso da otoplastia.

A cirurgia das orelhas é realizada para reparar deformidades ou questões estéticas nas orelhas, como as chamadas orelhas em abano (proeminentes), que são frequentemente motivo de bullying e baixa autoestima, principalmente em crianças e jovens.

É um procedimento relativamente simples, que pode ser realizado em crianças a partir dos sete anos de idade, quando o desenvolvimento das orelhas já está completo. 

Mesmo assim, é uma cirurgia plástica e, por isso, requer que o paciente esteja anestesiado. No caso do Projeto Orelhinha, é usada a sedação por acesso venoso e anestesia local. 

Neste artigo vamos responder algumas das principais dúvidas sobre a anestesia em crianças. Confira:

 

Como é feita a anestesia em crianças?

Em primeiro lugar, a criança deve passar por uma consulta de avaliação prévia com o anestesiologista, quando ele verifica se há algum fator que possa aumentar o risco de complicações, passa orientações aos pais. Esse é também o momento de tirar quaisquer dúvidas em relação à anestesia.

Nós tivemos uma maioria esmagadora de crianças que reagiram bem ao processo e realização da cirurgia, mas apenas os pais sabem dizer como os filhos lidam com essas situações. 

Caso a criança esteja muito nervosa ou em pânico, a cirurgia é remarcada, para não traumatizar. 

 

Quais são os riscos da anestesia?

O risco de uma anestesia está relacionado sobretudo às condições do paciente. 

Como a Otoplastia não é um procedimento de emergência, ela é agendada com antecedência e, portanto, é possível preparar paciente fazendo o jejum da forma adequada e assegurando que ele não está com nenhuma infecção. Essas medidas já reduzem bastante os riscos de complicações.

 

Quais efeitos colaterais a criança pode ter ao acordar?

Na maioria das vezes, as crianças não sentem nada depois da anestesia, mas é possível, sim, que ela tenha alguns efeitos colaterais, como:

 
  • Sonolência, nervosismo ou confusão

  • Náusea ou vômito

  • Embora seja uma reação um pouco rara, há crianças que acordam apertando os dentes

Após a cirurgia, porém, a criança vai para uma sala de recuperação, onde permanece até que os sintomas tenham passado. Por ser um procedimento laboratorial, os pacientes vão embora no mesmo dia.

A ansiedade dos pais em relação à anestesia e à cirurgia como um todo é perfeitamente normal, mas a melhor forma de estar tranquilo é se informar ao máximo.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer as suas dúvidas sobre a anestesia para Otoplastia em crianças. Se você ainda tiver algum questionamento a respeito, entre em contato com a gente. Teremos o maior prazer em ouvir e ajudar você!

Artigo revisado pelo: Dr. Marcelo Assis
CRM: SP 93498  

Cirurgias de orelhas

Tire suas dúvidas sobre cirurgias de orelhas

Preencha os campos a baixo e fale conoso 



    Outras pessoas também leram

    Preencha os campos a baixo para iniciar sua ligação gratuitamente.





      Atendimento Orelhinha

      Online

      Olá! 😁  receba valores cirúrgicos pelo WhatsApp agora mesmo.

      Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

        Nossa agenda de janeiro já está definida!

        Cadastre-se e confira as datas disponíveis para realizar sua cirurgia