autoestima-como-ensinar-meu-filho-a-ter

Como ensinar meu filho a ter autoestima?

Como ensinar meu filho ter auto estima? Essa é uma dúvida que passa pela cabeça de muitos pais com o decorrer do tempo, e nesse artigo você vai encontrar formas de identificar e ajudar o seu filho a melhorar sua autoestima de forma saudável. 

Os pais têm um papel fundamental no ato de ensinar autoestima aos filhos. É ali, no ambiente familiar, que a criança forma sua personalidade e, portanto, é importante estar ciente de que tudo o que os pais dizem ou fazem pode influenciar nesse processo de construção pessoal. Ao ter suas qualidades e conquistas valorizadas, a criança tende a ter a autoestima elevada e ser mais confiante. 

 

Uma criança com autoestima baixa pode desenvolver sentimentos negativos, como dor, vergonha, preguiça ou angústia. Com o tempo, isso pode se transformar em culpa, depressão, alterações de humor, crises de ansiedade, entre outros problemas psicológicos.

 

Mas há pequenas atitudes que podem ajudar você a ensinar autoestima ao seu filho, contribuindo para que ele cresça confiante, independente e seguro de si. Veja algumas dicas:

 

Evite fazer comparações

As pessoas são diferentes umas das outras, e não há nada de errado nisso. Comparar a criança com seus irmãos ou amigos, mesmo que seja para ressaltar suas qualidades, pode fazer com que ela se sinta pressionada a ser algo que não é.

 

Ame seu filho incondicionalmente

Mais importante do que dizer ao seu filho que o ama, é mostrar isso no dia a dia. Valorize as pequenas conquistas e, quando ele fizer algo de errado, critique o comportamento e não a criança. Isso mostra que você valoriza o seu filho apesar das falhas que ele possa cometer.  Ao perceber que é amada assim como ela é, a criança vai se aceitar com mais facilidade, com suas qualidades e seus defeitos.

 

Ensine compaixão e respeito

Quando a criança aprende a respeitar os outros, por mais diferentes que sejam, ela aprende também a respeitar a si mesma e se torna mais solidária.

 

Incentive a autonomia

Envolva a criança nas tarefas da casa, como ajudar a arrumar a mesa do almoço e cuidar dos animais. Dar a ela a possibilidade de fazer escolhas simples, como a cor da roupa que ela vai vestir, por exemplo, ajuda a criança a desenvolver a autonomia, sentir-se mais confiante e independente.

 

Reconheça o esforço

Elogie o empenho da criança, independentemente dos resultados. É a máxima “o importante não é ganhar, mas competir”. O foco do seu elogio não deve ser a excelência da criança no que ela fez, mas o fato de ela ter dado o melhor de si.

 

Elogie o comportamento, sem colocar rótulos

Você não precisa dizer que a criança é inteligente porque ela fez o dever de casa corretamente. Em vez disso, diga algo como “como você fez bem toda a lição”. Também é importante reforçar esse tipo de elogio na frente de outros adultos, pois a criança se sente valorizada com essa atitude.

Outra dica importante para ensinar autoestima para o seu filho é ouvir o que ele tem a dizer. Quando você se dispõe a escutar a criança, está passando para ela a mensagem de que os sentimentos e opiniões dela importam. Além disso, quanto mais confortáveis e seguras as crianças se sentem, mais fácil é para elas falar sobre seus problemas e inquietações.

Se você gostou do nosso post sobre como ensinar autoestima ao seu filho e acha que ele pode ajudar outros pais como você, compartilhe nas suas redes sociais!

Artigo revisado pelo: Dr. Marcelo Assis
CRM: SP 93498  

Cirurgias de orelhas

Tire suas dúvidas sobre cirurgias de orelhas

Preencha os campos a baixo e fale conoso 



    Outras pessoas também leram

    Preencha os campos a baixo para iniciar sua ligação gratuitamente.





      Atendimento Orelhinha

      Online

      Olá! 😁  receba valores cirúrgicos pelo WhatsApp agora mesmo.

      Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

        Atendimento Orelhinha

        Online

        Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

        Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

        02:53









          Nossa agenda de maio já está definida!

          Cadastre-se e confira as datas disponíveis para realizar sua cirurgia







            Atendimento Orelhinha

            Online

            Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

            Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

            02:53