vários tipos de orelhas e suas deformidade com letreiro por cima escrito "Tipos de orelhas e suas deformidades"

Tipos de orelhas e suas deformidades: entenda todos

As orelhas são uma parte importante da nossa aparência e os diferentes tipos de orelhas trazem características únicas para cada indivíduo. 

Algumas pessoas podem apresentar deformidades ou características que afetam a sua autoestima. Neste post, vamos explorar os diferentes tipos de orelhas e suas deformidades, fornecendo informações valiosas para aqueles que buscam entender mais sobre o assunto e considerar o acesso a soluções acessíveis.

Se você está pensando em realizar uma cirurgia plástica nas orelhas ou só quer entender mais sobre os diferentes tipos e deformidades das orelhas, continue lendo para descobrir as opções disponíveis e entender como cada tipo de deformidade pode ser corrigida.

Anatomia das orelhas

Para entender melhor as diferentes deformidades e tipos de orelhas, é importante ter uma visão geral da sua anatomia. A orelha é composta por várias estruturas distintas e complexas  que desempenham funções específicas. A parte externa da orelha, conhecida como pavilhão auricular, é formada por cartilagem flexível revestida de pele. 

Ela é composta por várias dobras, relevos e sulcos, que contribuem para a sua forma única. O lóbulo da orelha é a porção inferior, que contém tecido mole e não possui cartilagem. No interior da orelha, temos o conduto auditivo, que é um canal levando o som até o tímpano e contribuindo para a audição. 

Compreender a complexidade da anatomia da orelha é fundamental para os procedimentos cirúrgicos, pois cada deformidade está relacionada a uma alteração específica dessas estruturas. Através da cirurgia plástica das orelhas, é possível remodelar e reestruturar essas características, buscando a harmonia e a estética desejadas.

Imagem mostrando a anatomia das orelhas, nomeando cada parte das orelhas.

Tipos de orelhas:

1 – Orelhas de abano/orelhas abertas ou orelhas proeminentes:

As orelhas de abano, também conhecidas como orelhas proeminentes ou orelhas abertas, são caracterizadas por uma projeção maior em relação à cabeça. Essa deformidade pode ser resultado de cartilagem mal formada na região das orelhas. 

Muitas vezes, esse tipo de condição pode afetar a autoestima das pessoas, especialmente durante a infância e a adolescência por conta do bullying sofrido. A boa notícia é que a otoplastia, um procedimento cirúrgico seguro e eficaz, pode corrigir essa deformidade, reposicionando as orelhas de forma mais harmônica em relação à cabeça.

orelha de abano

2 – Orelhas grandes:

Algumas pessoas têm orelhas naturalmente grandes em relação ao tamanho da face. Essa característica pode gerar desconforto e afetar a autoconfiança delas. 

A cirurgia de macrotia pode ser uma opção para corrigir o tamanho das orelhas, proporcionando uma aparência mais proporcional e equilibrada para o rosto em relação às orelhas.

orelha grande

3 – Orelhas com lóbulos grandes:

Os lóbulos das orelhas podem apresentar um tamanho desproporcional, seja devido ao envelhecimento, ao uso de brincos pesados ou aos fatores genéticos. 

A lobuloplastia é um procedimento cirúrgico simples que pode reduzir o tamanho dos lóbulos das orelhas, remodelando-os de acordo com as proporções desejadas.

orelha com o lóbulo grande

Tipos de deformidades das orelhas:

1 – Orelhas de lutador / orelhas couve-flor:

1 – Orelhas de lutador / orelhas couve-flor

As orelhas de lutador, também conhecidas como orelhas couve-flor, são caracterizadas por deformidades que ocorrem devido a traumas repetitivos na região da orelha. Essas lesões podem resultar em uma acumulação de líquido e formação de tecido cicatricial, levando a uma aparência enrugada e deformada. 

Uma cirurgia reconstrutiva é uma opção para corrigir essas deformidades, envolvendo a remoção do tecido cicatricial e a reconstrução das cartilagens da orelha.

2 – Orelha rasgada / fissura nas orelhas:

A orelha rasgada pode ocorrer devido ao uso prolongado de brincos pesados, traumas ou piercings mal colocados. 

Essa condição pode afetar a aparência estética do lóbulo da orelha. A lobuloplastia é um procedimento cirúrgico simples que envolve a sutura do lóbulo rasgado, restaurando sua forma natural.

orelha com o lóbulo rasgado

3 – Orelha alargada:

O alargamento da orelha pode ocorrer devido ao uso de alargadores, uma prática comum entre aqueles que desejam modificar a aparência do lóbulo da orelha. 

No entanto, em alguns casos, isso pode levar a um alargamento excessivo e indesejado. A lobuloplastia reconstrutiva pode ser realizada para corrigir o alargamento, restaurando a forma e o tamanho adequados do lóbulo.

orelha alargada após o longo uso de alargadores

4 – Quelóide nas orelhas:

Algumas pessoas têm maior propensão a desenvolver quelóides, que são cicatrizes elevadas e espessas que podem se formar após um trauma ou uma cirurgia. Quando se trata das orelhas, queloides podem surgir em resposta a piercings ou cirurgias anteriores. 

O tratamento de queloides nas orelhas pode envolver uma combinação de técnicas, como remoção cirúrgica de quelóide, aplicação de medicamentos e terapias a laser.

Orelha com queloide

Cirurgia de orelhas

As orelhas podem apresentar diferentes tipos de deformidade que afetam a autoconfiança e a aparência estética das pessoas. 

O Doutor Orelhinha existe para oferecer soluções com valores acessíveis e condições de pagamento especiais para corrigir essas imperfeições e restaurar a harmonia facial.

Se você está considerando a possibilidade de realizar uma cirurgia nas orelhas, converse com a gente pelo WhatsApp ou cadastre-se no formulário abaixo. 

Por meio do seu contato nós podemos avaliar seu caso, explicar as opções disponíveis, os valores e ajudá-lo a tomar a melhor decisão para atingir os resultados desejados.  

Não deixe que características da suas orelhas afetem sua autoestima. Procure o cuidado adequado e dê um passo em direção a uma aparência mais confiante e harmoniosa.

Cirurgia em qualquer tipo de orelha com valores accessíveis

Preencha o formulário abaixo para falar com a nossa equipe no whatsApp agora mesmo.


    Confira o antes e depois de pacientes no grupo oficial do Orelhinha no Facebook

    Troque experiencias com outros pacientes sobre cirurgia de orelhas!

    grupo do doutor orelhinha no facebook

    Artigo revisado pelo: Dr. Marcelo Assis
    CRM: SP 93498  

    Cirurgias de orelhas

    Tire suas dúvidas sobre cirurgias de orelhas

    Preencha os campos a baixo e fale conoso 



      Outras pessoas também leram

      Preencha os campos a baixo para iniciar sua ligação gratuitamente.





        Atendimento Orelhinha

        Online

        Olá! 😁  receba valores cirúrgicos pelo WhatsApp agora mesmo.

        Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

          Você acabou de ganhar um

          Receba os valores da cirurgia e todos os detalhes imediatamente no seu WhatsApp!







            Atendimento Orelhinha

            Online

            Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

            Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

            18:19









              Nossa agenda de junho já está definida!

              Cadastre-se e confira as datas disponíveis para realizar sua cirurgia







                Atendimento Orelhinha

                Online

                Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

                Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

                18:19