O que é Queloide na Orelha?
Queloides são uma resposta exagerada à lesão, quando ocorre uma cicatrização anormal por conta do excesso de colágeno. O queloide não aparece logo após o pós-operatório, mas sim meses ou anos após a cirurgia. A chance de formar um queloide é menor que 1%.
O que causa Queloide na Orelha?
O queloide na orelha pode surgir após qualquer lesão que necessite de cicatrização, como por exemplo uma cirurgia, onde há cortes. Como foi dito acima, as chances de ocorrer são menores que 1%, mas ainda não se sabe ao certo o que realmente faz com que algumas pessoas tenham tendência a desenvolver o queloide. Alguns estudos relacionam o aparecimento dele à predisposição genética.
Como prevenir a Queloide na Orelha?
Existem alguns cuidados que podem ser tomados para a prevenção. Caso haja tendência a queloide, informe ao seu médico no pós-operatório, para que o mesmo possa prescrever pomadas que contêm corticoides para prevenir seu aparecimento.
Recomendamos também exposição ao sol, após 30 dias da cirurgia com uso de protetor solar na cicatriz, como forma de prevenção.
Embora seja importante ter esses cuidados, não é garantia de que o queloide não irá surgir.
Quais são os tratamentos para Queloide na Orelha?
Caso você desenvolva queloide, existem alguns tratamentos que podem ser realizados. É necessário que o paciente entre em contato conosco através do link http://projetoorelhinha.com.br/queloides. Dessa forma, abriremos um protocolo para que nossa equipe médica possa avaliar e indicar o melhor tratamento para queloide. Na maioria dos casos, é realizada a remoção cirúrgica, acompanhada por agendamento de sessões de betaterapia.
Caso tenha dúvidas, basta entrar em contato com a nossa equipe através do WhatsApp ou da nossa Central de Atendimento: 0800 718 7804.
No vídeo abaixo é possível assistir ao vídeo do Dr. Marcelo Assis, explicando sobre queloides.