adesivo para orelha de abano

Fitas e Adesivos Para Orelha de Abano – Funciona? Quais os riscos?

Se você pesquisar por fitas para orelha de abano ou adesivos para orelha de abano verá que os primeiros resultados serão quase todos com opções de onde comprar estes produtos. São dezenas de opções nos mais variados modelos, materiais, metragens e marcas

Essas fitas e adesivos prometem uma opção barata e acessível para “resolver” o incômodo tão comum com as orelhas em abano, que, infelizmente, são motivo de insegurança, baixa autoestima e, especialmente no caso das crianças e adolescentes, piadas e apelidos.

Porém, quando os resultados para uma pesquisa são apenas opções de compra, acaba por faltar conteúdos que realmente discutam a eficiência, segurança e custo-benefício dessa opção para lidar com as orelhas em abanos.

No artigo de hoje do blog do Doutor Orelhinha, vamos a fundo para entender as fitas e adesivos para orelha de abano. Afinal, como funcionam? São uma opção segura? São testadas e recomendadas por médicos e especialistas? Quais são as outras opções para a correção da orelha em abano?

Essas são algumas das perguntas que iremos responder neste artigo. Se você usa, já usou ou considera usar fitas e adesivos para lidar com as orelhas em abano, fique com a gente e ótima leitura.

O que são fitas e adesivos para orelha de abano?

Antes mesmo de falarmos sobre as fitas e adesivos vendidas especificamente para “tratar” a orelha de abano – que não são realmente um tratamento, como explicaremos mais adiante – podemos falar sobre as soluções caseiras. 

A história normalmente acontece mais ou menos assim: logo que o bebê nasce, pais ou outros parentes reparam que as orelhas do bebê são visivelmente “para fora”, com o aspecto que sugere o desenvolvimento do que chamamos de orelha de abano.

Preocupado com a questão estética, mas também com apelidos e bullying que podem vir a partir das orelhas em abano, alguém vem com sugestões como literalmente colar as orelhinhas do recém-nascido com esparadrapo ou outro tipo de fita adesiva multiuso.

Já as fitas e adesivos vendidos especificamente para esse fim não são tão diferentes das fitas domésticas multiuso. Normalmente são fitas dupla-face (com cola em ambos os lados) que têm o objetivo de colar a parte de trás das orelhas à cabeça.

As mais populares são transparentes, têm largura abaixo de um centímetro, os rolos têm de dois a três metros de comprimento e são vendidas como resistentes a até 3 dias de uso a depender do contato com a água, oleosidade natural da pele e outros fatores.

Vamos entender quais são as limitações e problemas dessa abordagem?

fita para orelha de abano

Limitações das fitas e adesivos para orelha de abano

O primeiro problema que podemos citar é com a própria propaganda dessas fitas e adesivos. Em uma pesquisa rápida observamos que muitas delas são vendidas como “corretor de orelhas de abano” ou frases similares. 

Essas fitas (ou qualquer tipo de fita) não corrigem a projeção da orelha. A orelha é elástica e irá voltar à sua posição natural assim que você retirar a fita.

Ou seja, é importante entender que, se muito, essas fitas e adesivos são uma solução paliativa, temporária, para as orelhas em abano. 

O segundo problema é especialmente grave quando falamos de recém-nascidos e bebês. A pele dos mais pequenos é extremamente sensível, e o uso prolongado das fitas pode causar irritações e até inflamações

Também, a cola, mesmo as mais testadas, ainda podem causar reações alérgicas. E, por fim, os adesivos se colam, internamente, próximo ou no próprio couro cabeludo, podendo puxar os fios e causar pequenas lesões.

Ou seja:

  • As fitas e adesivos para orelhas em abano não corrigem, mas criam uma solução paliativa.
  • O uso prolongado pode causar irritação, lesões e até infecções.
  • Esses fatores são especialmente problemáticos quando falamos de recém-nascidos e bebês.
fita para colar orelha de abano

Estudos científicos e respaldo médico

Quando procuramos referências sobre o uso das fitas e adesivos como tratamento para orelha em abano em portais, revistas e artigos científicos encontramos um número bastante pequeno de resultados.

São poucos os estudos em que pesquisadores observaram as consequências do uso das fitas ao longo do tempo, e mesmo os poucos em que encontramos são estudos pequenos, de poucos pacientes e realizados por pessoas que fizeram o uso por conta própria e longe de um ambiente controlado de pesquisa.

Os demais métodos foram muito mais testados e estudados por médicos, pesquisadores e cientistas. Vamos falar deles a seguir.

Outras opções para tratamento ou correção das orelhas em abano

Além das fitas para orelha em abano, que falamos sobre até aqui, existem outras opções para a correção, definitiva ou não, da orelha de abano. 

Uma que ganhou bastante popularidade nos últimos anos é a chamada ear shut, ear face ou “otoplastia fechada”, que você pode ler no artigo que marcamos aqui. O procedimento, que é realizado com a incisão de fios pela orelha, também é chamado, por vezes, de “harmonização das orelhas”.

A opção mais testada e definitiva é a otoplastia, chamada também de, simplesmente, cirurgia da orelha em abano.

O que é a otoplastia – é uma solução definitiva?

A otoplastia, também conhecida como cirurgia de correção de orelhas de abano, é o procedimento cirúrgico para tratar a condição conhecida como orelha de abano de maneira definitiva

Essa intervenção estética envolve a manipulação da cartilagem da orelha pelo cirurgião e, se necessário, a remoção ou reposicionamento da pele, buscando alcançar uma aparência mais harmoniosa e natural.

A otoplastia pode ser realizada tanto em crianças (acima dos 7 anos de idade) quanto em adultos saudáveis – e mais do que uma mera questão estética, É uma cirurgia que visa melhorar a autoestima da pessoa submetida à cirurgia.

A operação é normalmente realizada em um ambiente hospitalar, com anestesia local e sedação, visando a garantir o máximo conforto do paciente operado.

No Doutor Orelhinha cerca de 98% dos pacientes que realizam a otoplastia não precisam de retoques. Então podemos dizer que, sim, a otoplastia é uma correção definitiva da orelha em abano.

Como funciona a cirurgia?

Como comentamos, é uma cirurgia geralmente realizada com anestesia local e sedação. É um procedimento que leva entre 40 e 60 minutos, a depender de quão complexa é a correção a ser realizada.

Na cirurgia, o cirurgião plástico faz uma incisão na parte de trás da orelha e consegue, assim, expor a cartilagem. Então, é hora de remodelar ou reposicionar essa cartilagem a fim de corrigir a deformidade e garantir o aspecto desejado. Se houver necessidade é possível retirar uma pequena quantidade da cartilagem.

Agora, é hora de seguir com a sutura da orelha em sua nova posição. Por fim, a pele ao redor também é suturada e é feito o curativo. É um procedimento amplamente testado, considerado simples e seguro quando realizado por um profissional capacitado e em ambiente hospitalar apropriado.

Cirurgia encerrada, o paciente é monitorado, e não havendo sinais de complicações recebe alta hospitalar no mesmo dia. Uma preocupação comum quando falamos de cirurgia é em relação ao processo de recuperação pós-cirúrgica, então vamos falar dela a seguir.

sequencia de Ilustrações mostrando o processo de como é feita a otoplastia. Na primeira imagem é feita uma marcação do corte, na segunda é feito o corte, na terceira mostra como que é feito a costura e na ultima mostra como fica a orelha após o procedimento.

Cuidados pós-cirúrgicos e recuperação

Podemos dizer que a recuperação da otoplastia é um processo que varia de pessoa para pessoa, mas dura cerca de 15 dias

Um dos principais cuidados nos primeiros dias após a cirurgia é evitar o aumento da pressão na área operada, então nada de atividades físicas mais pesadas, como levantar pesos, por exemplo. Inclinar a cabeça para baixo, de maneira geral, deve ser evitado.

Este período de recuperação também pede cuidado e atenção com a manutenção, troca e higiene do curativo cirúrgico a da aŕea operada de maneira geral. Outro cuidado básico é com a alimentação. Uma dieta leve, pouco gordurosa, ajuda na boa cicatrização. 

Os demais cuidados passam, basicamente, por seguir as orientações médicas recebidas após a cirurgia e inclui, por exemplo, evitar o contato de água quente, shampoos e condicionadores com a área operada. 

Cerca de uma semana após a cirurgia, a maioria dos pacientes já estão prontos para retornar ao trabalho e à maioria das suas atividades cotidianas. Em duas semanas o processo de recuperação estará quase todo concluído.

Por fim, é normal sentir algum nível de desconforto e dor moderada na região, o que pode ser tratado com o uso de analgésicos receitados pelo médico.

Fitas e Adesivos x Otoplastia – A cirurgia definitiva é cara?

Sabemos que a questão financeira é um dos principais motivos pelo qual as pessoas procuram tratamentos alternativos como as fitas ou adesivos para orelha de abano. A verdade é que quando comparamos o preço de uma fita adesiva com uma cirurgia, não é tão difícil entender os porquês disso acontecer.

Aqui no Doutor Orelhinha, nós temos, desde a nossa fundação com o nome Projeto Orelhinha, um compromisso em transformar a otoplastia em um procedimento mais acessível para uma maior camada da população brasileira. E isso, claro, passa por torná-la mais barata e proporcionar melhores condições de pagamento.

Por uma recomendação do CFM (Conselho Federal de Medicina) e outras entidades de classe nós não podemos divulgar diretamente o valor da otoplastia em artigos como esse, mas podemos contar algumas coisas para você. 

  1. O preço médio da otoplastia varia entre R$ 9.911 a R$ 10.998, de acordo com uma pesquisa coletiva realizada com dezenas de cirurgiões, hospitais e clínicas. Este é um valor que varia a depender de uma série de fatores, como a região.
  2. O valor da cirurgia de orelha em abano pelo Doutor Orelhinha chega a ser até 64% mais acessível que a média daquela mesma região,
  3. Nós temos um grupo no Facebook em que você pode ler relatos, ver fotos do antes e depois da otoplastia e conversar com pessoas que já realizaram a otoplastia com a gente!

Já quando falamos em custo-benefício, é importante lembrar que estamos comparando uma solução paliativa, que nunca deixará de ser um gasto (as fitas ou adesivos para orelha de abano), com uma solução definitiva, em que o valor será pago uma única vez e o resultado durará para toda uma vida.

Como é fazer a cirurgia de orelha em abano com o Doutor Orelhinha?

Realizar a cirurgia de correção definitiva da orelha de abano com o Doutor Orelhinha é um processo que dividimos em quatro etapas:

Solicitação

Ao solicitar sua avaliação, você será redirecionado para falar com um de nossos atendentes. Aqui é o momento perfeito para você tirar todas as suas dúvidas, seja sobre a cirurgia em si, valores ou o que mais você sentir que é importante saber. Não deixe de perguntar!

Documentação

Agora, será solicitado o envio de documentos, fotos das orelhas, exames pré-cirúrgicos realizados e o pagamento.

Avaliação

Nossa equipe avaliará suas condições para realizar a cirurgia nas orelhas e dará o sinal verde.

Cirurgia

Após todas as etapas acima estarem concluídas, é chegada a hora de agendar a sua cirurgia e se preparar para dar adeus às orelhas em abano para sempre!

Fitas e Adesivos Para Orelha de Abano: Considerações Finais

Neste artigo nós falamos sobre as fitas e adesivos que prometem “corrigir” as orelhas em abano. 

Entendemos que as fitas adesivas são uma opção paliativa, não um correção, e que têm alguns pontos negativos, como a falta de estudos e pesquisas a respeito e o risco de causar irritação, lesões e até infecções na pele da pessoa. Aprendemos, também, que estes aspectos negativos são ainda mais sérios quando falamos dos mais pequenos: recém-nascidos e bebês.

Por fim, discutimos sobre outras opções de tratamento para as orelhas em abano, como o chamado ear shut e a cirurgia de otoplastia. Por fim, podemos entender um pouco mais sobre o que é a otoplastia, como funciona a cirurgia, como ela é realizada aqui no Doutor Orelhinha e quanto, em média, ela custa.

Esperamos que este artigo sobre os adesivos e fitas para orelha em abano tenha sido útil para você. Se quiser entender mais sobre a otoplastia e os locais no Brasil em que o Doutor Orelhinha atende, confira nossa página dedicada sobre a otoplastia. Até a próxima!



Cirurgia de otoplastia com valores acessíveis

Preencha o formulário abaixo para falar com a nossa equipe no whatsApp agora mesmo.


    Artigo revisado pelo: Dr. Marcelo Assis
    CRM: SP 93498  

    Cirurgias de orelhas

    Tire suas dúvidas sobre cirurgias de orelhas

    Preencha os campos a baixo e fale conoso 



      Outras pessoas também leram

      Preencha os campos a baixo para iniciar sua ligação gratuitamente.





        Atendimento Orelhinha

        Online

        Olá! 😁  receba valores cirúrgicos pelo WhatsApp agora mesmo.

        Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

          Atendimento Orelhinha

          Online

          Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

          Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

          15:55









            Nossa agenda de maio já está definida!

            Cadastre-se e confira as datas disponíveis para realizar sua cirurgia







              Atendimento Orelhinha

              Online

              Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

              Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

              15:55