minha orelha rasgou que médico devo procurar

Minha Orelha Rasgou, e Agora? Que Médico devo Procurar?

Sua orelha rasgou e surge a dúvida: qual médico procurar? Seja pelo uso de brincos e alargadores ou acidentes, a fissura da orelha é um risco a que estamos sujeito. Neste artigo, abordaremos o que fazer quando sua orelha rasga. 

É importante saber a quem recorrer para obter o tratamento adequado e, assim, restaurar a estética, autoestima e a funcionalidade das orelhas. 

Continue a leitura para saber quais profissionais que você deve procurar, os tipos de tratamentos disponíveis e dicas para evitar problemas futuros.

O que Causa o Rasgo na Orelha

A causa mais comum para o rasgo na orelha é o uso de alargadores, piercings e brincos muito pesados ou em grande quantidade. 

O uso prolongado de acessórios do tipo na orelha pode causar desde pequenas lesões e infecções a uma fissura parcial ou completa da região do lóbulo.

Além dos brincos e alargadores, há também os casos menos comuns em que o rasgo é causado por acidentes variados.

rasga a orelha

Como prevenir que minha orelha rasgue?

É importante notar que quanto peso a orelha suporta sem danos é algo individual. Não existe um número mágico. 

O lóbulo é formado, essencialmente, por pele e gordura e um brinco que jamais causará danos para uma pessoa pode ter esse efeito para lá de indesejado em outra. Além disso, a sensibilidade a certos materiais também é algo individual e reações alérgicas podem facilitar o surgimento de fissuras.

Então, vale ficar atento aos sinais! Se sentir dores, sinais de infecção, queloide, pus, ardência ou mesmo observar que a orelha já tem um rasguinho, o melhor é interromper o uso do acessório e procurar ajuda médica.

Também, vale a pena retirar os brincos para dormir e praticar atividades físicas, especialmente aquelas de contato como lutas e o futebol, além de tomar os cuidados para não passar pela situação do acessório se “enganchar” em roupas, objetos ou afins.

Quando Procurar Ajuda Médica Imediata

Caso haja sangramento e dor, o que não é comum à maioria dos casos de rompimento do lóbulo, você deve procurar um médico socorrista, otorrinolaringologista ou clínico geral. Nestes casos, a prioridade deve estar em cessar o sangramento e a dor causada pela fissura.

Mesmo que esse não seja o caso e o rompimento esteja sob controle, ainda assim sabemos que o rasgo causa desconforto tanto físico quanto emocional, não é mesmo? Vamos olhar para este cenário agora.

Qual médico devo procurar para corrigir o rasgo na orelha?

Chegamos agora à pergunta inicial deste artigo: minha orelha rasgou, que médico devo procurar? 

O médico cirurgião plástico é o profissional habilitado para realizar a avaliação e indicar a melhor intervenção para correção da fissura.

Na maioria dos casos, a reconstrução da região demanda um procedimento cirúrgico, como explicaremos a seguir.

orelha rasgou que medico procurar

Tratamentos para Orelha Rasgada

A opção definitiva para corrigir a orelha rasgada é procurar o médico cirurgião plástico, que analisará as especificidades do caso e indicará a cirurgia reparadora ideal para o seu caso

Normalmente, este é um procedimento que dura cerca de 30 minutos. A operação para a correção da fissura da orelha é bastante simples e não demanda internação.

Ainda, é um procedimento realizado em ambiente hospitalar, com anestesia local e que pode haver sedação para maior conforto do paciente.

Outras opções de tratamento são paliativas.

O Processo de Recuperação

A recuperação tende a ser bastante simples. O paciente recebe alta no mesmo dia do procedimento. O repouso indicado é de apenas um dia, assim como o afastamento de atividades físicas.

No mais, é recomendado, também, evitar a exposição a luz solar por 30 dias e realizar a higienização da região conforme as orientações médicas.

fissura nas orelhas (orelhas rasgadas)

Resultados e Cicatrização

O processo de cicatrização deve estar completo em 3 meses, mas é algo que varia de pessoa para pessoa, organismo para organismo. O resultado final deverá ser uma cicatriz mínima, bastante discreta.

Caso você tenha histórico, pessoal ou familiar, de queloide, é algo que deve ser mencionado junto ao médico.

Poderei voltar a usar brincos?

Nós sabemos que acessórios, como os brincos, piercings e alargadores, são parte da identidade das pessoas e nada mais natural do que ter essa preocupação. 

A resposta é: sim, você poderá voltar a usar brincos.

Naturalmente, é essencial seguir as orientações do médico cirurgião, especialmente quanto a uma nova perfuração, e tomar o cuidado de não perfurar sobre a cicatriz. No geral, recomenda-se esperar um mínimo de três meses após a cirurgia antes de realizar uma nova perfuração na orelha.

Como faço para realizar correção de orelha rasgada pelo Doutor Orelhinha?

O Doutor Orelhinha é especialista em cirurgias reparadoras das orelhas: são mais 100 mil orelhas operadas e 12 anos de experiência.

O processo para realizar a correção da fissura da sua orelha conosco é simples e se dá em quatro passos:

  • solicitação;
  • avaliação;
  • envio da documentação e pagamento;
  • realização da cirurgia.

O valor da cirurgia inclui médico anestesista, equipe de enfermagem, instrumentadores e auxiliares, medicamentos no hospital e, claro, o suporte pós-operatório online.

Nosso compromisso, desde a fundação do Doutor Orelhinha, é tornar as cirurgias reparadoras mais acessíveis. Para saber se existe um médico parceiro do Doutor Orelhinha perto de você, confira nosso página dedicada. ou cadastre-se no formulário abaixo e fale diretamente com um de nossos atendentes.

Cirurgia de correção de orelha rasgada com valores acessíveis

Preencha o formulário abaixo para falar com a nossa equipe no whatsApp agora mesmo.


    Quanto custa a correção de orelha rasgada?

    Por regulamentação do CFM (Conselho Federal de Medicina) não é permitido a clínicas clínicas, hospitais ou cirurgiões plásticos divulgar os preços de cirurgias plásticas. 

    Portanto, para obter o valor exato e entender qual o procedimento indicado para o seu caso específico, você pode conversar com a gente (é só clicar no link!). Além de valores, podemos ajudá-lo a marcar uma consulta com o médico, o que permitŕa a você tirar todas as dúvidas e entender as especificidades do seu caso.

    Esperamos que o artigo tenha sido útil para solucionar a dúvida qual médico você deve procurar se suas orelhas rasgarem. Até a próxima!

    Artigo revisado pelo: Dr. Marcelo Assis
    CRM: SP 93498  

    Cirurgias de orelhas

    Tire suas dúvidas sobre cirurgias de orelhas

    Preencha os campos a baixo e fale conoso 



      Outras pessoas também leram

      Preencha os campos a baixo para iniciar sua ligação gratuitamente.





        Atendimento Orelhinha

        Online

        Olá! 😁  receba valores cirúrgicos pelo WhatsApp agora mesmo.

        Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

          Você acabou de ganhar um

          Receba os valores da cirurgia e todos os detalhes imediatamente no seu WhatsApp!







            Atendimento Orelhinha

            Online

            Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

            Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

            17:58









              Nossa agenda de junho já está definida!

              Cadastre-se e confira as datas disponíveis para realizar sua cirurgia







                Atendimento Orelhinha

                Online

                Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

                Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

                17:58