o que é orelha de abano

Orelha de Abano: O Que é, Causas e Tratamentos

Vamos falar das famosas orelhas de abano? Elas intrigam, causam curiosidade, infelizmente podem ser motivos de traumas e bullying e, muitas vezes, são cercadas de mitos que vão desde suas causas até suas consequências.

Neste artigo do blog do Doutor Orelhinha, nós falamos sobre o que é a orelha de abano, o que sabemos sobre causas e, também, sobre as principais e mais populares opções de tratamento e correção das orelhas de abano. Vamos lá?

O Que é Orelha de Abano?

A orelha de abano ou orelhas proeminentes podem ser definidas pela proeminência excessiva da orelha em relação à cabeça, levando a um ângulo mais aberto entre a orelha e o crânio. Essa proeminência faz com que as orelhas sejam percebidas como saltadas para fora e anatomicamente distintas do que é considerado normal.

Essa projeção das orelhas varia em grau de severidade e não é a mesma em todas as pessoas que têm as orelhas de abano, podendo ir de leves proeminências a ângulos bastante abertos. 

A depender da literatura médica consultada veremos as orelhas de abano serem citadas como deformações, malformações ou apenas uma “desarmonia” e podem ser definidas tanto pelo ângulo formado quanto pela distância entre a orelha e o crânio. Também podem ocorrer de maneira unilateral ou, mais comumente, em ambas as orelhas.

Já o nome popular ‘orelha de abano’ ou ‘orelhas em abano’ faz referência à proeminência, comparando-a ao ato de abanar, por exemplo com um leque.

o que é orelha de abano

O Que Causa a Orelha de Abano

A condição ocorre devido ao desenvolvimento inadequado ou uma falta de dobras naturais na cartilagem da orelha, o que faz com que ela se projete para frente de maneira mais notável.

A orelha possui uma estrutura complexa que a mantém próxima à cabeça. No entanto, em casos de orelhas de abano, essas estruturas podem não se formar adequadamente durante o desenvolvimento embrionário (normalmente entre a sexta e décima semana da gestação), resultando em uma aparência mais proeminente.

o que causa orelha de abano

Orelha de Abano é Genético e Hereditário?

Uma dúvida bastante comum é se as orelhas de abano são genéticas. E sim, há um forte fator hereditário nas orelhas de abano, sendo mais comum quando há histórico familiar.. Sobre a ocorrência na população geral, algumas pesquisas indicam que até 5% da população tem orelhas de abano. Outras fontes indicam uma ocorrência na casa dos 2%.

É importante entender, no entanto, que não há um gene específico causador da orelha de abano e essa hereditariedade não quer dizer que necessariamente os pais transmitem as condições para os seus filhos. É absolutamente possível que apenas um entre um grupo de irmãos apresente as orelhas de abano, por exemplo.

orelha de abano é genético

Uma Questão de Saúde ou Estética?

As orelhas e o ouvido se desenvolvem de maneira independente, ou seja, não existe associação entre as orelhas de abano e qualquer tipo de problema de audição.

Se é assim, poderíamos dizer que a preocupação com as orelhas de abano é meramente uma preocupação estética, uma questão de aparência… Certo? Infelizmente, sabemos que não é bem assim.

Mesmo sabendo que esta não é uma condição ligada a dificuldades de audição ou dores, ainda assim ela é motivo de preocupação entre pais de crianças e bebês com orelhinhas de abano e, muitas vezes, trauma e desconforto entre adultos que convivem com elas.

As razões, em boa parte das vezes, remetem à infância e ao ambiente escolar, onde, infelizmente, não é raro que pessoas com orelhas em abano sejam vítimas de bullying e sofram com o impacto psicológico e emocional desta violência.Na prática, para crianças e adultos, as orelhas de abano são muito mais do que uma mera ‘questão estética’, mas sim uma questão de autoestima, aceitação e amor próprio, e é assim que nós do Doutor Orelhinha encaramos, também, trabalhar com a correção das orelhas de abano.

As Opções para a Correção da Orelha de Abano

Quando falamos em correção das orelhas de abano, são várias as possibilidades. Algumas delas, inclusive, são meramente paliativas e podem trazer mais danos do que solução.

Abaixo, vamos conversar sobre dois grupos de tratamentos: as opções não cirúrgicas e a Otoplastia, a famosa cirurgia da orelha de abano.

Abordagens não cirúrgicas e alternativas para lidar com a orelha de abano

orelha de abano como resolver

Fitas e adesivos

Este último é o caso das fitas e adesivos para orelha de abano, que são vendidas como corretoras, mas são apenas uma solução paliativa. Essas fitas e adesivos literalmente colam as orelhas ao crânio. Além das orelhas voltarem à posição original assim que retirada a fita, o uso prolongado pode causar desde irritações e lesões menores até infecções. 

Também, elas tendem a ser bastante desconfortáveis, já que envolvem colar as orelhas, por trás, junto à área do couro cabeludo. Nós não recomendamos o uso, especialmente em recém-nascidos e bebês, que têm a pele especialmente sensível.

fita adesiva para orelha de abano

Ear shut

Outra solução disponível atualmente é a chamada ear shut, ear face ou “otoplastia fechada”. Nesta técnica, também conhecida como harmonização de orelha, o profissional realizará incisões nas orelhas. Em seguida, os fios são inseridos através dessas incisões e o excesso de fios que se projeta para fora será cortado.

Essa abordagem costuma resultar em um período de recuperação breve, embora seja possível ocorrer inchaço, vermelhidão ou sensibilidade nas orelhas após o procedimento. 

Este não é um procedimento considerado definitivo e tem como uma importante desvantagem o fato de que os fios de nylon tensionam a sensível cartilagem da orelha, podendo causar acúmulo de secreção e infecções.

A Cirurgia de Otoplastia: Solução Permanente?

A otoplastia é o que podemos chamar de uma solução corretiva e definitiva para as orelhas de abano. No tipo de otoplastia que é realizada no Doutor Orelhinha, por exemplo, o índice de pacientes que realizam algum tipo de retoque pós-cirúrgico é de cerca de, apenas, 2%.

Abaixo, vamos entender um pouco mais sobre como é o processo desde o pré até o pós-operatório da otoplastia quando realizada por meio do Doutor Orelhinha.

sequencia de Ilustrações mostrando o processo de como é feita a otoplastia. Na primeira imagem é feita uma marcação do corte, na segunda é feito o corte, na terceira mostra como que é feito a costura e na ultima mostra como fica a orelha após o procedimento.

A Cirurgia de Otoplastia: Solução Permanente?

A otoplastia é o que podemos chamar de uma solução corretiva e definitiva para as orelhas de abano. No tipo de otoplastia que é realizada no Doutor Orelhinha, por exemplo, o índice de pacientes que realizam algum tipo de retoque pós-cirúrgico é de cerca de, apenas, 2%.

Abaixo, vamos entender um pouco mais sobre como é o processo desde o pré até o pós-operatório da otoplastia quando realizada por meio do Doutor Orelhinha.

Pré-Operatório

Tudo começa com a solicitação. Após entrar em contato conosco você é redirecionado para conversar com um atendente. Este é o momento de tirar todas as suas dúvidas.

Em seguida, passamos para a avaliação. É hora de enviar fotos para que nossa equipe confirme a viabilidade da cirurgia.  Em seguida, você participará de uma palestra online com esclarecimentos sobre o procedimento.

Agora, vamos à documentação, quando são enviados os exames pré-operatórios e documentos, que serão avaliados pela nossa equipe. Também é hora de realizar o pagamento.

Por fim, é chegado o momento do agendamento da otoplastia. O que está incluso na cirurgia? Confira abaixo:

  • Hospital particular
  • Cirurgião especialista
  • Médico anestesista
  • Equipe de Enfermagem
  • Instrumentadores e auxiliares
  • Medicamentos no hospital
  • Faixinha cirúrgica especial
  • Suporte pós-operatório online.

A Cirurgia

Chegou o grande dia! A otoplastia é realizada em ambiente hospitalar, normalmente com anestesia local e sedação visando ao máximo conforto do paciente.

A cirurgia em si consiste em uma intervenção em que o cirurgião plástico manipula a cartilagem da orelha e, se necessário, remove ou reposiciona parte da pele e cartilagem, a fim de dar um aspecto natural e simétrico às orelhas, eliminando as características associadas às orelhas de abano. Também é possível, se for entendido que há necessidade redesenhar a anti-hélice da orelha.

O procedimento todo dura, em média, entre 40 e 60 minutos e é considerado uma cirurgia segura e simples, quando realizada em ambiente adequado por um profissional capacitado.

Não havendo complicações, a alta hospitalar acontece no mesmo dia – sem internação.

Pós-operatório

O pós-operatório começa no próprio dia da cirurgia e, não havendo nenhum tipo de complicação, o paciente é liberado para voltar para casa rapidamente e no mesmo dia. É normal que logo após a cirurgia a região apresente inchaço e vermelhidão.

O processo de recuperação após a otoplastia é individual e irá variar de pessoa para pessoa, mas leva cerca de 15 dias. Estas duas semanas de cuidados são essenciais para o sucesso do procedimento.

Os primeiros dias após a cirurgia devem ser de repouso e é vital evitar o aumento da pressão na área operada, o que inclui evitar atividades físicas e inclinar a cabeça para baixo. Também, máxima atenção com o curativo e os medicamentos, sempre seguindo as orientações médicas.

Já quanto à alimentação, a ideia é manter uma dieta leve e pouco gordurosa, do tipo que ajuda no processo de cicatrização. Água quente, shampoo e condicionador devem manter distância das orelhas!

Em uma semana o paciente está apto a voltar ao trabalho e a praticar atividades leves; após 15 dias de um bom pós-operatório a grande maioria das pessoas já estarão plenamente recuperadas e liberadas para retomar todas as atividades cotidianas.

O resultado final da cirurgia deve se tornar visível em cerca de três meses e a cicatriz, atrás da orelha, deverá ser bastante discreta e escondida.

A otoplastia é cara?

Por fim, não poderíamos deixar de conversar sobre a questão financeira, afinal sabemos que quando falamos sobre uma cirurgia, nada mais natural do que nos questionarmos se os valores estão dentro das nossas possibilidades financeiras, não é mesmo?

Por uma determinação do CFM (Conselho Federal de Medicina), nós do Doutor Orelhinha não podemos divulgar o preço da otoplastia em espaços como esse aqui do nosso blog. Nós podemos, porém, dar uma informação e uma dica para você, que esperamos que sejam valiosas.

A informação é que com base em uma pesquisa abrangente que envolveu dezenas de cirurgiões, hospitais e clínicas, o preço médio da otoplastia, no Brasil, está entre R$ 9.911 e R$ 10.998. Os custos no Doutor Orelhinha podem ser até 64% mais acessíveis do que a média em uma mesma região. Além disso, buscamos tornar a otoplastia acessível para um número ainda maior de pessoas por meio das condições de pagamento que oferecemos. 

O motivo disso tudo é que o Doutor Orelhinha, desde a sua fundação, existe exatamente para tornar possível que um maior número de pessoas consigam recuperar sua autoestima por meio da otoplastia.

Ah! E prometemos uma dica também, não é? Nós também não podemos divulgar fotos de antes e depois dos nossos pacientes, mas temos um grupo lá no Facebook em que você pode ler relatos, ver fotos e conversar com pessoas que já realizaram a otoplastia com a gente. É só clicar aqui.

Orelha de Abano – Considerações Finais

Como vimos ao longo deste artigo, a orelha de abano é um tópico que vai além da estética, envolvendo questões emocionais, sociais e pessoais que são, muitas vezes, bastante complexas.

Ao compreender melhor as causas e opções de tratamento, esperamos ajudá-lo a tomar uma decisão mais informada sobre a correção dessa característica. Tão importante quanto, promover a aceitação e valorização da individualidade é um passo vital para uma sociedade mais inclusiva e saudável.

Esperamos que tenha gostado de aprender um pouco mais sobre as orelhas de abano com a gente. Se você tiver qualquer dúvida sobre como é o processo de realizar a otoplastia com o Doutor Orelhinha, converse com a gente.

Cirurgia de otoplastia com valores acessíveis

Preencha o formulário abaixo para falar com a nossa equipe no whatsApp agora mesmo.


    Artigo revisado pelo: Dr. Marcelo Assis
    CRM: SP 93498  

    Cirurgias de orelhas

    Tire suas dúvidas sobre cirurgias de orelhas

    Preencha os campos a baixo e fale conoso 



      Outras pessoas também leram

      Preencha os campos a baixo para iniciar sua ligação gratuitamente.





        Atendimento Orelhinha

        Online

        Olá! 😁  receba valores cirúrgicos pelo WhatsApp agora mesmo.

        Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

          Atendimento Orelhinha

          Online

          Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

          Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

          06:31









            Nossa agenda de maio já está definida!

            Cadastre-se e confira as datas disponíveis para realizar sua cirurgia







              Atendimento Orelhinha

              Online

              Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

              Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

              06:31