letreiro escrito "Harmonização de orelhas é definitiva?", com uma seta apontando para uma mulher descontente, por conta da aparência de suas orelhas.

Harmonização de Orelhas ou Otomodelação: Como Funciona? É Definitivo?

O procedimento conhecido como harmonização de orelhas ou otomodelação é definitivo? Essa é uma dúvida muito recorrente entre pessoas que têm o que é popularmente conhecido como orelhas de abano‘. 

A harmonização de orelhas ou otomodelação, que ainda pode ser chamada de otoplastia fechada ou ear shut, é um procedimento estético para orelhas que é realizada através de pequenas incisões, sem suturas. 

Se por um lado pode parecer uma opção atraente para aqueles que buscam um resultado mais rápido, a harmonização infelizmente não é recomendada para resultados duradouros

Continue a leitura com a gente e entenda mais sobre como funciona a harmonização de orelha e seus riscos.

Reproduzir vídeo sobre Dr explicando como que funciona a harmonização de orelhas enquanto aponta o dedo para a própria orelha.

Harmonização de orelhas (otomodelação) funciona?

A harmonização de orelhas ou otomodelação é um tipo de procedimento estético que visa corrigir a aparência das orelhas, sem fazer incisões na parte externa das mesmas. Embora a técnica possa parecer promissora, ela não é recomendada por alguns motivos.

Em primeiro lugar, a harmonização de orelhas é uma técnica menos precisa do que a cirurgia de otoplastia, que envolve a criação de uma pequena e discreta incisão atrás da orelha. Com esse procedimento, o profissional não tem acesso direto à cartilagem e a outros tecidos da orelha, o que pode dificultar a realização de ajustes precisos.

Além disso, a harmonização de orelhas ou otomodelção pode ser menos segura do que a cirurgia de otoplastia. Como esse procedimento é realizado sem uma visão direta da estrutura da orelha, existe um maior risco de danos aos nervos, vasos sanguíneos e outros tecidos circundantes.

Por fim, a otoplastia fechada pode ter resultados menos previsíveis do que cirurgia de otoplastia. Com a técnica de harmonização de orelhas, o cirurgião pode ter dificuldade em corrigir certos problemas, como orelhas muito grandes ou muito afastadas da cabeça. Isso pode levar a um resultado final insatisfatório para o paciente.

Em resumo: embora a otomodelação possa parecer atraente por não deixar cicatrizes visíveis, ela não é recomendada devido à falta de precisão, segurança e previsibilidade em comparação com a otoplastia cirúrgica.

Como é feita a otomodelação/harmonização de orelhas com fio?

O dentista ou esteticista fará pequenas incisões atrás das orelhas ou no interior dos sulcos naturais das mesmas. Em seguida, serão inseridos fios especiais de sustentação através dessas incisões. 

Este procedimento de harmonização de orelhas ou otomodelação com fio geralmente envolve um tempo de recuperação curto. No entanto, é possível que ocorram inchaço, vermelhidão ou sensibilidade temporária nas orelhas após o procedimento.

A harmonização de orelhas pode prejudicar minhas orelhas?

Como qualquer procedimento do tipo, a harmonização de orelhas (otomodelação) envolve riscos e complicações que podem afetar a aparência e a função das orelhas.

Um dos riscos mais comuns associados à harmonização das orelhas é a infecção. Como o procedimento envolve a incisão da pele e a manipulação da cartilagem, há um risco de infecção nas áreas afetadas. A infecção pode levar à dor, inchaço, vermelhidão e até mesmo à formação de cicatrizes anormais.

Outro risco comum é a formação de hematoma, que ocorre quando o sangue se acumula no local da cirurgia. O hematoma pode causar inchaço e dor, além de aumentar o risco de infecção.

Por fim, é importante lembrar que o resultado final da otomodelação pode não ser o esperado ou desejado pelo paciente. A aparência das orelhas pode ser afetada por fatores como a espessura da pele, a elasticidade da cartilagem e a estrutura óssea subjacente. Mesmo com a técnica cirúrgica adequada, é difícil prever como as orelhas vão ficar após a cirurgia.

Para ver mais resultados de pacientes que realizaram a otoplastia, você pode entrar no grupo do Facebook com mais de 40 mil pacientes.

harmonização de orelha preço
harmonização de orelhas
resultado de harmonização de orelha
Pós de harmonização de orelha

Para ver mais resultados de pacientes que realizaram a otoplastia, você pode entrar no grupo do Facebook com mais de 40 mil pacientes.

Confira o antes e depois de pacientes no grupo oficial do Orelhinha no Facebook

Troque experiencias com outros pacientes sobre a Otoplastia

grupo do doutor orelhinha no facebook

Qual o valor da harmonização de orelhas (otomodelação) em 2023?

Embora à primeira vista a otoplastia fechada ou otomodelação possa parecer ‘barata’, por não ser realizada em ambiente hospitalar, a longo prazo pode acabar se tornando mais cara e estressante do que outros procedimentos cirúrgicos.

O valor da harmonização de orelhas ou otomodelação e de outros tipos de cirurgia não pode ser divulgado em espaços como esse por determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e outras entidades.

Essa proibição tem como objetivo evitar a mercantilização da medicina e a competição desleal entre os profissionais de saúde, bem como proteger os pacientes de práticas desonestas e enganosas. Quando um médico divulga os preços de seus procedimentos, ele pode estar incentivando a escolha de um procedimento baseado no preço, e deixando de lado as reais necessidades do paciente.

Esperamos que este artigo tenha ajudado-o a entender um pouco mais sobre o que é e como funciona a harmonização de orelhas. Você pode continuar sua pesquisa com a gente lendo também nosso artigo sobre o que é a otoplastia cirúrgica e como ela funciona.

Otoplastia com valores acessíveis

Preencha o formulário abaixo para falar com a nossa equipe no whatsApp agora mesmo.


    Artigo revisado pelo: Dr. Marcelo Assis
    CRM: SP 93498  

    Cirurgias de orelhas

    Tire suas dúvidas sobre cirurgias de orelhas

    Preencha os campos a baixo e fale conoso 



      Outras pessoas também leram

      Preencha os campos a baixo para iniciar sua ligação gratuitamente.





        Atendimento Orelhinha

        Online

        Olá! 😁  receba valores cirúrgicos pelo WhatsApp agora mesmo.

        Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

          Atendimento Orelhinha

          Online

          Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

          Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

          13:41









            Nossa agenda de maio já está definida!

            Cadastre-se e confira as datas disponíveis para realizar sua cirurgia







              Atendimento Orelhinha

              Online

              Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

              Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

              13:41