correção da orelha de abano

Correção da Orelha de Abano: Quais São as Opções?

Entender quais são as opções de correção para as orelhas de abano é um dos primeiros passos para quem vive com esta condição e está em busca de melhorar sua autoestima, confiança e auto imagem. E são várias as opções! O que sabemos que pode tornar essa jornada um pouco confusa, especialmente no começo. Então, estamos aqui para ajudar.

No artigo de hoje do blog do Doutor Orelhinha, exploraremos diferentes métodos de correção, desde soluções temporárias até as definitivas, para que você possa tomar uma decisão informada sobre o melhor caminho a seguir

Vamos lá?

O Que é a Orelha de Abano?

As orelhas de abano são uma condição bastante conhecida que é usualmente definida pela proeminência das orelhas em relação ao crânio – um ângulo mais aberto do que aquele que consideramos como sendo normal. Na grande maioria dos casos é bilateral, ou seja, acontece em ambas as orelhas.

Sua causa é um desenvolvimento incompleto ou anormal das dobras e cartilagem da orelha ainda na fase embrionária e sabemos que as orelhas de abano têm forte fator genético, ainda que não exista um gene causador. Isto significa que não necessariamente o filho de pessoas que têm orelha de abano terá a condição.

Ainda, é uma condição – às vezes referida como uma malformação – que não costuma vir associada de qualquer outro sintoma, como dores ou comprometimento da audição. Por isso, é comum vermos as orelhas de abano serem tratadas como uma “mera questão estética”.

Na prática, infelizmente, sabemos que não é exatamente assim. O aspecto das orelhas é um agravante, ou o centro, de muitos casos de bullying e pode ter efeitos devastadores na autoestima, confiança e auto imagem de crianças e adultos. Por isso – e por acreditarmos na importância de nos sentir bem nós mesmos – que empresas como o Doutor Orelhinha trabalham para tornar opções de correção da orelha de abano acessíveis para mais e mais pessoas.

orelha de abano

Opções de Correção da Orelha de Abano

Vamos conversar sobre as opções para a correção das orelhas de abano? Entre os procedimentos e tratamentos possíveis temos opções cirúrgicas e não cirúrgicas, com diferentes vantagens e desvantagens. Hora de entendê-las melhor!

opção correção orelha de abano

Ear shut, otoplastia fechada ou harmonização das orelhas

A técnica conhecida como ear shut – ou ainda ear face, otomodelação, harmonização de orelha ou otoplastia fechada –, visa corrigir orelhas em abano sem cirurgia, usando suturas de nylon para unir a região da anti-hélice.

O procedimento envolve incisões nas orelhas e a inserção de fios de nylon, o que não é definitivo, pois os fios podem afrouxar, levando as orelhas de volta à forma original. Além disso, há riscos de infecção e complicações, pois os fios tensionam a cartilagem, podendo causar dores e deformações.

Apesar de um custo inicial menor em comparação com a otoplastia cirúrgica, a longo prazo, a necessidade de retoques frequentes torna a técnica do ear shut mais dispendiosa e potencialmente menos eficaz que a cirurgia de otoplastia.

Uso de fitas, adesivos e afins

As fitas e adesivos para orelha de abano são produtos que prometem uma solução temporária para corrigir a aparência das orelhas proeminentes. Essas fitas, normalmente dupla-face e transparentes, são colocadas na parte de trás das orelhas com o objetivo de colar as orelhas à cabeça. 

No entanto, essas fitas não corrigem efetivamente a projeção das orelhas, apenas oferecem uma solução paliativa e temporária. O uso prolongado pode causar irritações na pele, alergias e até lesões, especialmente em bebês e crianças.Embora haja poucos estudos científicos que respaldam a eficácia dessas fitas, elas são comercializadas como corretores de orelhas de abano. No entanto, é importante entender que essas fitas não são uma solução definitiva para o problema.

Otoplastia 

A otoplastia é um procedimento cirúrgico que envolve a manipulação da cartilagem da orelha para alcançar uma aparência mais natural e harmoniosa. É uma opção de correção da orelha de abano definitiva e eficaz. 

Vamos entender um pouco mais sobre a otoplastia?

Preparação para a Correção da Orelha de Abano

O processo para a correção da orelha de abano com a otoplastia começa com a solicitação do paciente de que deseja realizar o procedimento e segue-se com a realização de alguns exames, como hemograma, coagulograma e glicemia, e a avaliação da equipe médica. Esta avaliação, junto com o resultado dos exames é vital para garantir a viabilidade e segurança da otoplastia.

Sinal verde? Hora de agendar sua otoplastia. Aqui no Doutor Orelhinha, o valor da cirurgia definitiva para correção da orelha de abano inclui:

  • Hospital particular
  • Cirurgião especialista
  • Médico anestesista
  • Equipe de Enfermagem
  • Instrumentadores e auxiliares
  • Medicamentos no hospital
  • Faixinha cirúrgica especial
  • Suporte pós-operatório online.

O Processo da Cirurgia de Correção

Esta é uma cirurgia realizada em ambiente hospitalar e, em geral, com anestesia local e sedação. Durante a realização do procedimento, o cirurgião plástico irá manipular a cartilagem da orelha com o objetivo de remover e/ou reposicionar pele e cartilagem das orelhas de modo a garantir que o resultado final seja o mais simétrico e natural possível. Em alguns casos também há um processo de redesenho da anti-hélice.

É um procedimento considerado simples, com duração variando entre 40 e 60 minutos, e bastante seguro se realizado em ambiente adequado e por um profissional capacitado. A alta hospitalar costuma acontecer no mesmo dia da cirurgia.

correções orelha de abanos

Pós-Operatório, Riscos e Complicações

Para que a correção da orelha de abano seja o mais bem-sucedida possível é essencial passar por um bom pós-operatório, que além de garantir o melhor resultado estético, reduz o risco de complicações.

Como comentamos, é uma cirurgia que, na maioria das vezes, a alta hospitalar se dá no mesmo dia do procedimento. Logo após a operação é normal que haja inchaço e vermelhidão na região – e é hora de iniciar o pós-operatório.

O primeiro dia deve ser de repouso total. O período total de recuperação é algo bastante particular, mas que leva em média duas semanas.

Especialmente na primeira semana, é importante evitar atividades físicas e durante todo o processo de recuperação deve-se evitar atividades que aumentem a pressão na área operada – o que inclui levantar pesos, por exemplo. Também, nada de se colocar em risco de lesão à região, como na prática de esportes de contato (futebol e lutas, por exemplo).

As orelhas recém operadas também devem ser protegidas de água quente, shampoos e condicionadores. Junto a esses cuidados, temos a alimentação. Uma dieta leve e pouco gordurosa ajuda a boa recuperação e cicatrização. 

Com bons cuidados, o paciente já pode voltar ao trabalho após uma semana e, após a segunda, terá um processo de recuperação praticamente concluído.

Ser pouco atento a esses cuidados pode tanto comprometer o resultado do reposicionamento da orelha quanto levar a infecções ou uma má cicatrização. No mais, para além desses riscos mais relacionados ao pós-operatório, estamos falando de uma cirurgia relativamente simples e bastante segura, em que os riscos são aqueles comuns a qualquer procedimento cirúrgico.

Resultados e Expectativas – Correção Definitiva?

Mas seŕa que realmente estamos falando de uma possibilidade de correção definitiva da orelha de abano? Temos alguns dados para você!

Aqui no Doutor Orelhinha, por exemplo, temos um índice de 98% dos pacientes não necessitando de qualquer retoque pós-cirúrgico. Em outras palavras, apenas 2 a cada 100 pacientes que realizam a otoplastia passam por qualquer tipo de novo procedimento corretivo. 

Estes são números incríveis e que nos permitem dizer que se trata, realmente, de uma opção definitiva para a correção da orelha de abano.

Qual opção tem o melhor custo?

Por fim, não poderíamos deixar de falar da questão financeira, afinal já ajudamos mais de 50 mil pessoas a realizarem cirurgias da orelha e sabemos muito bem que esta é uma grande preocupação. Afinal, nada mais natural do que querer saber se temos as condições para realizar a correção da orelha de abano, não é mesmo?

Falar sobre custos, no entanto, pode ser um delicado por dois motivos. O primeiro é que por determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e outras entidades, nós não somos autorizados a divulgar os custos de cirurgias em espaços como esse. 

O segundo é que, muitas vezes, quando o assunto é saúde, muitos fatores devem ser levados em conta para tomar uma boa decisão (inclusive financeira). Quando o assunto é o custo das opções de correção da orelha de abano, é inegável que as opções não cirúrgicas – como adesivos e ear shut – têm um custo inicial menor. Todavia, estamos falando de opções que não são definitivas e têm o risco de causar danos.

Já a otoplastia, embora tenha um custo inicial maior, é uma opção definitiva, altamente testada e segura, quando realizada em ambiente hospitalar por profissional competente.

O preço médio da otoplastia, no Brasil, está entre R$ 9.911 e R$ 10.998, de acordo com uma abrangente pesquisa realizada com cirurgiões, hospitais e clínicas de todo o Brasil. Os custos totais do mesmo procedimento com o Doutor Orelhinha pode ser até 64% abaixo desta média em uma mesma região. 

Além disso, trabalhamos para possibilitar condições de pagamento que realmente tornam o procedimento mais acessível para mais pessoas, o que inclui parcelamento com até cinco cartões de crédito e o parcelamento no carnê. 

Correção da Orelha de Abano – Conclusão

Agora que você conhece as opções para corrigir as orelhas de abano, esperamos que se sinta mais preparado para tomar uma decisão mais bem informada e consciente das suas opções. A autoestima e o conforto com sua aparência são fundamentais, e escolher o método correto é um passo crucial para alcançar esses objetivos. 

Por último, se ainda ficou aquela dúvida sobre a otoplastia ou você gostaria de ter a oportunidade de ler os relatos de quem já passou pelo procedimento, dá uma passadinha no grupo do Facebook do Doutor Orelhinha e descubra histórias reais de pacientes que já realizaram a cirurgia de otoplastia. Você não está sozinho nessa jornada!

Artigo revisado pelo: Dr. Marcelo Assis
CRM: SP 93498  

Cirurgias de orelhas

Tire suas dúvidas sobre cirurgias de orelhas

Preencha os campos a baixo e fale conoso 



    Outras pessoas também leram

    Preencha os campos a baixo para iniciar sua ligação gratuitamente.





      Atendimento Orelhinha

      Online

      Olá! 😁  receba valores cirúrgicos pelo WhatsApp agora mesmo.

      Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

        Você acabou de ganhar um

        Receba os valores da cirurgia e todos os detalhes imediatamente no seu WhatsApp!







          Atendimento Orelhinha

          Online

          Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

          Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

          17:56









            Nossa agenda de junho já está definida!

            Cadastre-se e confira as datas disponíveis para realizar sua cirurgia







              Atendimento Orelhinha

              Online

              Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

              Para iniciar a conversa, preencha os campos abaixo:

              17:56